quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Zumalaica


Quem me segue no twitter já deve ter lido, algumas vezes, a respeito de eu ter gostado muito do último DVD lançado pela Banda Eva, Lugar da Alegria, em 2010. Não por menos, Saulo Fernandes fez uma linda produção, gravando um DVD de estúdio, diferente do último ao vivo, Veja Alto, Ouça Colorido (2007), feito com palco e uma galera animada que pulava e cantava em todas as canções.

Na época em que gravava o DVD, eu cheguei a fazer uma entrevista com Saulo e ele contou sobre a escolha de estúdio ao invés do ao vivo. Ele disse que das 19 canções, 18 são inéditas - somente a gravada com Carlinhos Brown, Mares de Ti, veio do disco Alfagamabetização, do músico -. Além disso, ele também disse que a banda vinha de uma sequência de três discos ao vivo e eles queriam ter um cuidado maior com a música, com o som, algo que existe sim em um disco ao vivo, mas não com tanta intensidade quanto que em um de estúdio. Eles usaram um sítio próximo a Salvador e o Castelo Garcia D’Avila, que fica na Praia do Forte, como palcos para a gravação.

O papo com Saulo foi muito legal, pois ele falou também das participações que a banda teve com esta produção. Além de Carlinhos Brown, estão Margareth Menezes, Tatau e o vocalista da banda Na Forma da Lei, Ninha, focando muito nas raízes da música africana, com “um ‘que’ de afirmação negra”, como ele mesmo disse. Na canção Sinais, que conta com Margareth Menezes, o som começa com um berimbau, seguido do atabaque e depois pandeiro, como se iniciasse uma roda de capoeira. Melodia e letra perfeitas.

O que comprova esse “que” de afirmação negra é que há um personagem chamado Zumalaica, que está no clipe Rua 15 (o vídeo está abaixo para vocês assistirem e é ele na foto que abre o texto) e, em algumas canções do novo trabalho, ele aparece, como se elas contassem suas história e falassem de suas raízes. Entre elas estão Rua do Sossego, Oxente Balance e Que Batuque é Esse.

Quem me conhece sabe que sou micareteira e gosto muito de ir a shows e afins. Mas esse DVD da Banda Eva foi muito bem feito, com letras lindas e melodias melhores ainda. Não é aquele “axezão” que estamos acostumados a escutar nos shows. Há sim as canções mais agitadas com a que conta com a participação de Tatau – que possui uma das vozes mais lindas, na minha opinião. Ele não desafina e muito menos faz esforço para cantar, é encantadora – em Velocidade Luz, e de Ninha, em Tudo Certo na Bahia.

Mas outras como Anjo Bem, Lugar da Alegria, Encontro Marcado, Tão Sonhada e Nada lhe é Proibido, têm um toque mais leve e algumas são até mais voltadas para o reggae como Como Um Abraço e Mar Sem Fim.

Abaixo coloquei alguns vídeos das músicas que mais gostei no DVD (tudo bem que adorei todas, mas sempre há aquelas em que você coloca no repeat e não cansa de escutar). E o da Rua 15 também está abaixo.

Rua 15



Lugar da Alegria



Sinais (com Margareth Menezes)



Velocidade Luz (com Tatau)



E caso queira ver a entrevista com Saulo, clique aqui e a veja completinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...