segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Não era do meu tempo, mas se tornou...

Estava conversando com duas amigas em um bar neste fim de semana, quando colocaram músicas e, no repertório, estava Engenheiros do Hawaii. Quando disse que adoro essa banda e que conheço várias músicas deles, uma delas me disse “Nossa, mas isso não é da sua época!”. Realmente, não é, mas meu irmão e minha irmã (ambos mais velhos) sempre gostaram de bandas como Titãs, Engenheiros, Paralamas, Legião, RPM, Capital e eu meio que cresci escutando estas bandas.

Tanto que eu ouvia a letra de Faroeste Caboclo, de Renato Russo, e tentei passá-la inteira para o papel. Bom, por que estou tocando neste assunto? Porque acredito que a década de 80 foi quando as melhores bandas de rock surgiram no Brasil. Tanto pela letra, quanto por levar a sério o estilo: rock. Tudo bem que naquela época eu não entendia nada direito, porque com 7 ou 8 anos, eu escutava as canções com meus irmãos, mas não compreendia quase que nada e só fui entender muitos anos depois, claro, quando peguei para ler de verdade algumas composições e lembrei da época em que foram escritas.

Posso estar errada, não sou a expert em música, mas comparando o que há de bandas hoje com as que citei no começo do texto, acho que não há nem como comparar, porque é tudo muito diferente. Emo, Happy Rock, não sei se isso são novos estilos de moda, porque usam roupas digamos que “diferentes” ou que chamam mais a atenção dos adolescentes, que se vestem iguais a eles. Só sei que não curto o atual rock...tudo bem que Nx Zero amadureceu bastante desde o início da carreira e a banda está com algumas músicas muito boas. Charlie Brown Jr. voltou com tudo em Só os loucos sabem, mais acústico, mas a letra é fantástica, e o estilo de Chorão está 100% na música.

Se pegarmos algumas letras da banda Capital Inicial e até mesmo as composições de Humberto Gessinger, vocalista do Engenheiros, algumas falam da realidade, outras são poesia pura. Tudo bem que das que citei acima, somente Titãs, Paralamas e Capital continuam 100% na ativa, com novos trabalhos e tudo mais. Dizem que Engenheiros voltará em 2011. Tomara que sim.

Abaixo algumas canções do Engenheiros que eu gosto muito e também das bandas Capital Inicial, Titãs e Paralamas do Sucesso. Peguei dos discos acústicos ou até mesmo de novos trabalhos que eles já lançaram com os principais sucessos. Tudo bem, que todas já foram regravadas em outras edições e outros trabalhos de cada banda. Mas, acho que, mesmo se eles não fizessem isso, eu as conheceria do mesmo jeito, graças aos meus irmãos. Acho que estou bem nostálgica esta semana! rsrs

Dom Quixote – Engenheiros do Hawaii



Pra ser sincero (outra muito, mas muito boa do Engenheiros…só o primeiro verso dela já diz tanta coisa!)



Veraneio Vascaína – é da época do Aborto Elétrico, mas é uma música bem legal também



Marvin – Titãs (essa não preciso falar nada)



Meu Erro – Paralamas do Sucesso – eu queria a versão com a banda Titãs, mas a incorporação estava bloqueada. Então, se quiser ouvir esta, clique aqui. A que está abaixo é a versão acústica que a banda contou com a participação de Zizi Possi.

Um comentário:

  1. Caramba, só música boa das antigas. Matei saudades por aqui. Sou nova em blogs e não me lembro como, mas cheguei até aqui. Passa lá no meu e me diz se o tema te interessa: http://antesdecasarsara.blogspot.com/2010/09/falsas-princesas-modernas.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...