quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Onde tudo começou...


Black Eyed Peas mais uma vez renova – ou melhor, retorna ao passado – com o novo disco do quarteto The Beginning. Lançado no final de novembro do ano passado, o álbum traz 12 canções, sendo que a maioria remete às batidas dançantes dos anos 80, desde black até eletrônico, afinal foi nesta época que estes dois estilos, principalmente, destrincharam e começaram a variar em diversos subgêneros. Até o encarte o CD lembra os jogos do antigo – até extinto – Atari, com os desenhos quadriculados. Muito legal.

Outra coisa que faz lembrar esta época é o primeiro single The Time (Dirty Bit). É uma regravação mixada, digamos assim, da música que leva o mesmo nome que foi tema do longa Dirty Dancing – Ritmo Quente, que até onde eu sei foi um sucesso no final da década de 80. (Eu acho que já assistir a esse filme diversas vezes, porque sempre é reprisado). 

O disco é totalmente diferente dos já lançados Elephunk (2003) e Monkey Business (2005), e um pouco de The E.N.D. (de 2009, mas que já mostrava um pouco esse lado “dançante” do quarteto).

Quando fui ao show deles em São Paulo, Will.i.am chegou a dar uma palhinha de The Time, quando ele transformou o Morumbi numa pista de dança e apresentou uma porção de canções de sucesso dos anos 80. Mas foi antes deles lançarem o a música de trabalho, então acho que a maioria que curte, percebeu que ele já mostrava no show um pouquinho de como seria este álbum.

No mesmo esquema do último disco, The E.N.D, algumas canções estão interligadas, como se fosse um set list produzido sem intervalos. Há músicas que até lembram as que tocavam nos jogos de Atari, como alguns trechos de Whenever. Já Fashion Beats é uma das que mais lembra um pouco os dances dos anos 80 e ainda mistura com trilhas de games.  E em The Best One Yet (The Boy) teve o dedo de David Guetta na produção.

Não vou falar muito do disco senão perde a graça, porque o legal é mesmo escutá-lo. Para quem gosta de músicas mais dançantes e tem vontade de saber como eram as canções dos anos 80, vale a dica. Não posso falar muito também, porque curto muito o grupo.

Como dizem hoje, “nada se cria, tudo se copia” e acredito que eles queiram mostrar de onde vieram as influências de muitos estilos de hoje. Se você escutar vai achar que é tudo muito parecido e é mesmo. Encontrei um vídeo que mostra um pouco das batidas da década de 80 e algumas até se assemelham em algumas canções do disco do BEP. Não é à toa que o nome do disco é “O início”.

Falando um pouco mais do grupo, que fez uma gigantesca turnê, repleta de elementos tecnológicos, Will.i.am já afirmou que o nome agora é uma marca, um produto, mas, mesmo assim, não vai perder sua essência. O integrante somente afirmou que “Nossas músicas continuam as mesmas. Só que hoje nós entendemos que o importante não é vender um single, e sim oferecer ao público uma maneira de escapar da realidade". Então tá! Que pelo menos continuem fazendo um som bom e shows surpreendentes.

Para quem curte, fica a dica! Se gosta de Black Eyed Peas, faça bom proveito!! =)

Ps.: duas das músicas que mais curti foram Someday e Whenever, que estão até na sequência no disco, por coincidência rsrs

The Time (Dirty Bit)  



Batidas dos anos 80 (é somente instrumental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...