quinta-feira, 14 de julho de 2011

Poesia inglesa

Eu sempre fico lendo a respeito de cantores, que também são compositores, principalmente os que são solos. Eu gosto muito de música internacional e gosto muitos dos trabalhos de Colbie Caillat, Joss Stone e Amy Whinehouse. Mas uma amiga me apresentou uma cantora inglesa, cujas músicas eu fiquei perdidamente apaixonada. O nome dela é Adele. Ela está com um hit tocando em muitas rádios chamado Rolling in the Deep, que está entre as paradas de muitas emissoras de música no mundo inteiro.


Estou até um pouco atrasada em falar dela, porque já vi muitos amigos compartilharem no facebook essa canção, mas aos poucos fui escutando outros trabalhos da cantora. Entre eles está He Won’t Go, do último disco, chamado 21, que foi lançado no começo desse ano. O primeiro, 19, veio em 2008. E lendo alguns sites internacionais, conheci mais uma canção, chamada Someone Like You, que também está no último trabalho de Adele e já está em paradas de diversos países.

Eu gosto dela porque suas letras são sensacionais. Não sei se ela leu muitos livros da escritora inglesa Virgínia Wolf ou se algo assim pode ter influenciado em suas composições. Mas eu nunca ouvi uma cantora, cujas composiçoes lembrassem de uma história ou algum acontecimento comigo. Ok, não sou a expert em música, mas sim, sou romântica, mas acho que isso é algo que falta na música hoje. Temos muitas vozes lindas, talentosas, mas muitas canções não têm conteúdo. Posso estar errada, mas, para quem conhece e sabe da história, há muitos anos, música era sinônimo de desabafo, revolta e até mesmo como metáfora para transpassar algum recado, alguma novidade. Ainda até continua, mas com pouca intensidade.

Não sei se pelo fato de eu adorar músicas mais românticas, eu me encantei por Adele, que tem 23 aninhos e lançou apenas dois discos. Além de ter uma voz maravilhosa, a cantora inglesa escreve suas composições que parecem que contam histórias de muitas pessoas que passam por desilusões. Ok, estou em um momento “Love” (não, não estou apaixonada, apenas curtindo esse tipo de música mais que o normal). Então fui procurar saber um pouco mais sobre ela. A última notícia que li foi que ela superou  o raper norte-americano Eminem em vendas de músicas pela internet. De acordo com a nota publicada, o raper já tinha vendido 1.005 milhão - sendo que nunca foi superado - e perdeu para Adele, que vendeu 1.017 milhão do disco 21, que já vendeu cerca de 7 milhões de cópias em todo o mundo. LOGO, posso defendê-la, porque ela é boa MESMO.

Ok, tirando de lado esse amor que criei pelas músicas dela, abaixo estão algumas canções, incluindo todas as que eu citei no texto e mais uma que curto do disco novo.Espero que gostem!

Rolling in the deep



He won’t go



Someone like you (chegou em primeiro lugar nas paradas britânicas ao mesmo tempo que seu disco, 21. Esse feito só aconteceu uma vez e com os The Beatles em 1964)



Rumour has it

3 comentários:

  1. Eu curto ela pq, qd questionaram ela sobre o que achava da Lady GaGa, ela disse que ok, mas que ela não faria aquilo pq é uma cantora para os ouvidos, e não para os olhos

    ResponderExcluir
  2. Sobre a Adele, gosto muito dela, acho que ela tem muito talento e está crescendo graças a isso - o que é raro hoje em dia, rs. É um verdadeiro fenômeno!

    Há uns meses, ela teve que cancelar todos os shows, porque teve uma laringite tão grave que os médicos chegaram a cogitar a possibilidade dela nunca poder cantar novamente! Mas, ainda bem que há algumas semanas os médicos já deram carta branca para ela voltar a se apresentar, falando que ela está 100% curada... ufa! Ainda bem!

    De tão entusiasmada, ela já avisou que está preparando seu próprio disco, e que quer uma coisa mais acústica e mais autoral. Oba! Agora nos resta aguardar...

    ResponderExcluir
  3. Acho ela muito profissional e tem uma particularidade rara em muitas cantores hoje..vc sente a voz dela, ela canta com sentimento.
    Eu li que na primeira apresentação que ela fez depois de melhorar da laringite, ao cantar Some how like you, ela começou a chorar emocionada por conseguir cantá-la. É uma cantora sensacional!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...