sábado, 23 de julho de 2011

Diva do soul

Hoje o mundo da música perdeu um grande talento. Amy Winehouse, de apenas 27 anos, foi encontrada morta em sua casa em Londres, na Inglaterra. A causa ainda é desconhecida, mas muitos já imaginam que seja por overdose, por causa de seu histórico com dorgas e bebidas.

Ela pode ter procurado por isso, mas muito disso aconteceu devido ao seu sucesso repentindo, algo não esperado, vindo do disco Back to Black, de 2006. Um vozeirão que encantou a muitos - e com certeza ainda encantará a muitos - pois suas letras, seu estilo - R&B, soul e jazz - que encanta até mesmo os que não são muitos fãs da batida, ainda ficará por muito tempo e passará de um para outro, pois acho que ela será relembrada ainda por muitos anos...se não for para sempre.

Sim, estou melodramática neste texto, porque sou fã dessa cantora, fui ao show dela em São Paulo e, por mais que muitos tenham reclamado que ela não mostrou nada de novo, fez uma curta apresentação, eu posso dizer que ouvir a voz dela ao vivo a ainda mais as canções dela que mais amo, foi uma honra e foi mais apaixonante do que imaginava. A voz dela é fantástica, o talento disperdiçado, porém, ao mesmo tempo, aproveitado pelos apreciadores da boa música que, apesar de saberem dos problemas da cantora inglesa, souberam separar tudo e presenteá-la com 5 Grammys, uma das grandes premiações da música internacional.

Amy deixou uma afilhada que tem uma voz não semelhante, mas tão boa quanto que é Dionne Bromfield. A menina, ainda uma adolescente, pode ser não sua sucessora, mas alguém que fará muitos lembrarem de Amy ou até mesmo conhecer seu talento. Tanto que a última vez que Amy foi vista, foi ao lado de Dionne, na quarta-feira, dia 20 de julho, em um bar inglês.

Ainda estou triste em saber que esta cantora não irá mais trazer sucessos para nossos ouvidos, mas posso dizer que foi um prazer ir ao show dela, apreciar sua música e, principalmente, AMAR cada música, como fosse única. Eu não sei se ela não soube aproveitar a fama ou se ela não soube lidar com ela. Mas sei que Amy Winehouse fez história em pouco tempo, mas o suficiente para sabermos que estes talentos ainda existem e que podem fazer música de qualidade. Posso dizer que Amy é uma cantora que fez com que a esperança na música não acabe, que ainda é possível encontrarmos profissionais que amem cantar, que escrevam letras marcantes e que tenham uma voz inesquecível. Amy nunca irá ser esquecida...pelo menos por mim nunca será.

Amy deixou apenas dois discos Frank, lançado em 2003, e Back to Black, em 2006, trabalho que a consagrou no mundo da música, com as canções Rehab, Just Friends, Tears Dry on Their On, Valerie e, pra mim, todas as outras seis músicas deste trabalho.

Ela estava nos preparativos de seu terceiro disco e chegou até lançar uma música. Queria escrever muito mais aqui sobre ela, mas acho que esse texto poderia não ter um fim, pois, para uma carreira meteórica, há muita história para contar.

Confere abaixo a canção It's my party, uma regravação de 1963 de Quincy Jones, última música lançada por Amy, que faz parte de um disco Tributo a Quincy Jones, lançado em 2010, e que também faria parte do terceiro disco de Amy. E também ouça outras músicas da cantora que ficarão para a história:

It's my Party



Rehab




Just Friends



Tears Dry On Their Own



Valerie

4 comentários:

  1. Seu estilo de pin-up roqueira, a voz maravilhosa (não consigo pensar em nada igual na atualidade) e um olhar de menina tímida. Conheci suas músicas por acaso. Feliz acaso, pois por causa dela mergulhei em tudo o que era soul, R&B, jazz e me encantei por muitos sons das antigas que nem conhecia. Amy abriu um baú que precisava ser revirado, um baú que continha sons preciosos como Billie Holiday, Ray Charles, Marvin Gaye, Tammi Terrell, The Zutons, The Shirelles, entre tantos outros. Amy foi maravilhosa! Amy, Amy, Amy!

    ResponderExcluir
  2. Uma observação: The Zutons não é das antigas, mas só conheci por causa dela.

    ResponderExcluir
  3. Eu lamento muito pela perda.

    Amy realmente foi uma grande cantora. Espero que a voz dela nunca saia de nossos ouvidos.


    Visitem o meu blog também: http://cleydson.teenbloguer.com
    Lá eu comento sobre músicas estilo r&b, hip hop, black, rock, pop, e muitos outros estilos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cleydsin!
    Infelizmente foi uma grande perda pra música em todo o mundo e com certeza ela não será esquecida. Amy foi é e sempre será um talento relembrado por todos.
    Eu olhei seu blog e adorei! Parabéns!! Vou colocá-lo na minha lista de blogs ali do lado direito!!
    Beijão e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...