sexta-feira, 4 de maio de 2012

Música sertaneja triste: Tinoco morre aos 91 anos


O mundo sertanejo perdeu mais um de seus maiores cantores. Aos 91 anos, Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco, morreu nesta sexta-feira, dia 4 de maio, em um hospital de São Paulo. As causas ainda não foram divulgadas, mas o cantor chegou ao hospital com problemas respiratórios e teve duas paradas cardíacas.

Um dos maiores ícones da música sertaneja caipira, daquela famosa “moda de viola”, a dupla Tonico e Tinoco foi uma das duplas mais populares de toda a história do estilo musical e venderam mais de 150 milhões de discos, com um número absurdo de shows em toda a carreira: 40 mil  apresentações. A dupla acabou em 1994 quando Tonico morreu vítima de câncer.

Garanto que tem gente que já cantou Moreninha Linda, Tristeza do Jeca e Chico Mineiro sem saber que as canções são de Tonico e Tinoco. Modas de viola que fazem parte do repertório de muitos, mas muitos cantores sertanejos da atual leva. Sempre há um momento nos shows dos famosos “modões”. Tinoco estava na programação da Virada Cultural que acontece amanhã e domingo em São Paulo. Ele se apresentaria no Largo do Arouche.



Quando escuto músicas de Tonico e Tinoco, não tem como lembrar de Minas Gerais (apesar deles não serem mineiros, mas sim de São Paulo), porque lá, pelo menos de onde vim, era muito comum ver velhinhos com suas violas sentados em frente suas casa tocando alguma música, tanto da dupla, quanto outras tantas modas de viola famosas que conhecemos. Só digo que perdemos um grande cantor do mundo sertanejo, um talento que hoje não encontramos e acho que não vai existir nenhum igual. Tonico e Tinoco serão eternas fontes de inspiração para cantores sertanejos.

A última aparição de Tinoco na TV ainda não foi ao ar. Ela será exibida no programa Viola, Minha Viola, que vai ao ar no domingo, dia 6 de maio, pela TV Cultura, às 9h e é apresentado por Inezita Barroso. A produção está preparando uma grande homenagem ao cantor. O programa foi gravado dois dias antes de Tinoco morrer.

Pelo menos agora a roda de viola vai estar completa lá no céu.

Chico Mineiro



Moreninha Linda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...