domingo, 28 de fevereiro de 2010

Padrinho musical

Vou passar a escrever sobre o que gostou (ou não) de música nesse blog! E nesse primeiro post resolvi contar um pouco a respeito de um rapper que é sucesso nos Estados Unidos e já conquistou diversos admiradores pelo mundo. Não estou falando de Eminem nem de 50 Cent, e sim, de Timothy Z. Mosley, conhecido como Timbaland.

Ele não é um rapper qualquer. Além de já estar milionário com suas canções, ele também apoia diversos cantores ou serem apadrinhados por ele (ou ter sua participação em um videoclipe, mesmo que pequena). Isso é garantia de destaque no meio musical. Como produtor de rap, hip hop e R&B, Timbaland consegue ultrapassar os limites do “moderno” para alguns de seus trabalhos. Suas canções e arranjos conseguem se destacar de tal forma que muitos músicos têm vontade de ter um ‘pitaco’ dele em seus trabalhos.

Ele já esteve nas produções de cantores e cantoras que vão desde Madonna (4 minutes e também na produção do disco Hard Candy) até Jay-Z. A lista é imensa: 50-Cent, Lil Wayne, Justin Timberlake, Beyoncé, Björk, Jenifer Lopez, Nichole Scherzinger, o próprio grupo The Pussycat Dolls, FloRida, Rihana, Ashlee Simpson , entre outros. Ele gosta do que faz e gosta de dividir isso com os mais variados estilos musicais, principalmente os ritmos que citei acima.

Além de produtor, Timbaland também já formou parcerias com diversos cantores (a maioria dos que eu já escrevi). Um dos que eu mais já vi tanto participando das produções de Timbaland e vice-versa foi Justin Timberlake. Nem sei quantas canções e clipes, mas foram muitos. A primeira vez que o vi em um clipe de Timberlake foi em Cry me a River. E depois já foram diversas participações.

Shock Value

E Justin também está na listas de ‘featurings’ dos últimos discos de Timbaland, Timbaland Presents: Shock Value e Shock Value 2, lançados respectivamente em 2007 e 2009. No último trabalho, Carry Out é mais uma daquelas canções com mulheres dançando e tudo mais que tem o estilo dos dois que são grandes amigos.

Nesses dois trabalhos, Timbaland convidou diversos músicos dos mais variados estilos musicais para participarem. No disco de 2007, estão Elton John, Miss Eliot, Keri Hilson (em três canções), One Republic, Nelly Furtado, Nicole Scherzinger, 50 Cent e por ai vai.

E essa variedade continuou em Shock Value 2: novamente com Nelly Furtado, Keri Hilson, One Republic e Justin Timberlake. Nesse também participam: a voz maravilhosa de Chad Kroeger (vocalista da banda Nickelback), Katy Perry, Milley Cirus (achei meio estranho, mas gosto não se discute), Jojo, Brand Nu, The Fray (quem conhece Over my Head?), entre outros cantores e rappers. É, são participações meio que “inesperadas”, mas não há o que esperar de uma pessoa que , além de cantor, é um produtor.

O primeiro single desse disco foi Morning After Dark, com Nelly Furtado e Soshy (cantora e compositora francesa). Duas outras canções em que os clipes que estão rodando no youtube são a já citada Carry Out e If we ever meet again, com Katy Perry (particularmente, gostei muito dessa canção, um 'popizinho', digamos assim).

Romeu tem que morrer

Não, não irei falar desse filme que passa todo mês no SBT. Na verdade, uma cantora de sucesso, estava na trilha sonora desse longa. Seu nome era Aaliyah. Digo era, porque, com apenas 22 anos, a cantora e atriz, morreu em um acidente de avião nas Bahamas, em 2001.

Além de atuar no longa no papel de Trish O’Day, Aaliyah também esteve na trilha, com Try Again, com a participação de Timbaland. O rapper também esteve em mais alguns trabalhos da cantora com as canções We need a resolution e também em Are You That Somebody (que esteve na trilha de Dr Doolitle, de 1998). Acredito que se ela estivesse viva, os dois teriam feito outras muitas parcerias.

Críticas boas ou não que leio a respeito de Timbaland, acredito que ele ainda vai dar muito o que falar com seus trabalhos, porque ele consegue se destacar por onde passa, com canções que agradam (ou não) a crítica especializada. Uma coisa ele faz: não fugir de seus estilos principais, o rap e o hip hop.

Abaixo listei alguns videoclipes dele, ou de outros cantores que contaram com sua participação:

Timbaland feat. Nelly Furtado and Sosho – Morning After Dark




Timbaland feat. Katy Perry – If we ever meet again




Timbaland feat. Justin Timberlake – Carry Out




Timbaland feat. Nelly Furtado and Justin Timberlake – Give it to me




Aaliyah feat. Timbaland – Try Again




Aaliyah feat. Timbaland - We need a resolution



The Pussycat Dolls feat. Timbaland – Wait a Minute


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...