sexta-feira, 11 de junho de 2010

Que show!

Quem queria estar na África do Sul no momento do show de abertura da Copa, levanta a mão! o/

Muita alegria no show de abertura da Copa do Mundo, na África do Sul, que aconteceu na última quinta-feira, 10 de junho. Cantores conhecidos do mundo inteiro, além de muitos artistas africanos se apresentaram no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, em Johanesburgo.

O início não poderia ser diferente: diversas cenas de praticamente todas as Copas, momentos marcantes, principalmente nas finais, como o clássico pênalti perdido de Roberto Baggio, em 1994, que deu o tetra-campeonato ao Brasil. E não havia o ensurdecedor barulho das famosas vuvuzelas, que foram proibidas nesta festa para não atrapalharem as cerca de três horas de apresentações.

O evento não somente marcou a abertura da Copa do Mundo 2010, como também valorizou a música local, com shows de diversos artistas e grupos de sucesso da África, como Angélique Kidjo, Tinariwen, The Parlotones, Vusi Manlesela, Lira e Amadou & Marian.

O cantor K Naan, que nasceu na Somália, morou nos Estados Unidos e também no Canadá, esteve presente com a canção Wavin’ Flag, selecionada pela FIFA para ser o hino oficial da Copa do Mundo (no Brasil há até uma versão dela na voz do vocalista Samuel Rosa, da banda Skank).


O público foi ao delírio com a primeira apresentação, que foi a do grupo The Black Eyed Peas. Sucesso no mundo inteiro, eles não deixaram passar o momento, fazendo um medley de canções de sucesso, como Where’s The Love, Pump it, Meet me Halfway e Boom Boom Pow. Sendo que, como não poderia ser diferente, iniciaram a apresentação com I Gotta Feeling. Não tem como não gostar desse grupo que sabe fazer ótimos shows (e que também já revelaram amar o Brasil e a própria Fergie tem vontade de passar um carnaval aqui e também ir a um baile funk - imagina essa mulher em uma festa dessas).

A cada intervalo dos shows, subiam figuras importantes do esporte e política para passar suas mensagens, além de enfatizar a campanha da FIFA One Goal Education For All, para levar educação para todas as crianças do mundo. Os presidentes da FIFA, Joseph Blatter, e o da África do Sul, Jacob Zuma, abriram o evento, agradecendo a presença do público. Houve também um vídeo mostrando a história de Nelson Mandela, personagem histórico para o país. Outra figura imporante da África, Desmond Mpilo Tutu, bispo da Igreja Anglicana e Prêmio Nobel da Paz em 1984, animou a galera, com frases empolgantes, levanto todos os delírio.

John Legend e Alicia Keys fizeram apresentações memoráveis, tocando piano e canções de sucesso como Green Light e No One. Alicia dividiu o palco com a banda de rock africana BLK JKS. O colombiano Juanes também marcou presença, usando uma jaqueta com as cores da bandeira da África do Sul.

Quando K Naan subiu ao palco para cantar a famosa Wavin’ Flag, ninguém esperava, mas Will.i.am também cantou ao lado dele e, por coincidência, pegou a bandeira do Brasil de um dos presentes e a segurou durante todo o tempo do show.

A esperada Shakira foi a última cantora a pisar no palco do Orlando Stadium. Muito simpática e fazendo suas típicas coreografias, a cantora não deixou de cantar o sucesso Hips don’t lie, ao lado do africano Tumi Molekani. Também estava no repertório She Wolf e a canção feita especialmente para a Copa do Mundo, Waka Waka, em que, nesse momento, muitos dançarinos subiram ao palco para dançar junto com a cantora.

E não para por ai! Após a apresentação de Shakira, todos os artistas presentes voltaram para cantar juntos – inclusive Will.i.am continuava com a mesma bandeira na mão -, e encerraram o show com uma queima de fogos. Um show de abertura digno de Copa do Mundo e que pode mostrar que o continente mais necessitado do mundo precisa de ajuda e muito mais atenção, mas que não deixa de ter a alegria e o sorriso estampado nos rostos de seus cidadãos.

Abaixo está o videoclipe da canção Waka Waka, feita especialmente para a Copa.

Um comentário:

  1. Maraia...

    o layout do blog ta mto masa e o blog, como sempre, espetacular!

    :D

    (já tá no meu blog esse post teu, dá um confere lá!)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...