quarta-feira, 16 de junho de 2010

Que tal eu e você, você e eu?

Um amigo sugeriu para que eu escrevesse a respeito de parcerias que deram mais do que certo, daquelas inusitadas, que a gente não esperava que poderia fazer tanto sucesso ou, pelo menos, cair no gosto de algumas pessoas (como eu, por exemplo rs). Eu já tinha pensado em escrever sobre isso e agora lembrei de algumas que eu acho legal mostrar para vocês. Na verdade, algumas nem são grandes parcerias, mas apenas participações. Mas vale a pena escrever.

Eu fiz uma relação de seis "parcerias" (vamos chamar assim mesmo) diferentes - ou não - e que fizeram sucesso para todos os gostos e estilos. Os clipes, ou apenas as canções, estão também aí para quem quiser ver e ouvir.

De onde surgiu a ideia

Que Alicia Keys é Alicia Keys, todo mundo que conhece os trabalhos da cantora de soul e R&B, sabe que ela é memorável, tanto pela bela voz quanto pelo talento ao sentar para tocar piano (deu pra perceber que gosto dela). Mas também gosto muito do espanhol Alejandro Sanz. Desde Corazón Partío e também a caliente La Tortura, ao lado de Shakira, ele consegue juntar o charme da música flamenca com o pop latino.

E por que não juntar soul com música flamenca? Foi o que aconteceu no último álbum de Alejandro, Paraíso Express, lançado em 2009. O cantor convidou Alicia para uma parceria especial e, claro, deu certo. Eles gravaram Looking for Paradise, única participação no disco do cantor e que fez sucesso por aqui. Uma letra simples e bonita na voz de dois cantores de talento, com certeza o resultado seria algo muito legal.



Made in Brazil

Quem viu o show de abertura da Copa do Mundo, assistiu à apresentação do Black Eyed Peas e ainda viu que Will.i.am segurou uma bandeirinha do Brasil durante grande parte do evento. O grupo já declarou diversas vezes amar o Brasil e mostraram isso na canção Don’t Lie, em que o videoclipe mostra alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro. O próprio Will.i.am gravou dois clipes em praias cariocas.

Bom e eles também mostravam esse amor pela nossa terra gravando com o cantor Sérgio Mendes, o sucesso, Mas que Nada, em 2006. Essa letra, na verdade, não foi gravada de primeira pelo músico brasileiro. Ela está no disco Samba Esquema Novo, gravado em 1963, por Jorge Ben Jor, que na época tinha o nome artístico de Jorge Ben.

Mas ela ganhou espaço mesmo quando foi gravada por Sérgio Mendes, nos Estados Unidos (naquela época em que a Bossa Nova estava se destacando mais lá fora do que aqui no Brasil) e foi parar no disco Herb Alpert Presents Sergio Mendes & Brazil 66. A versão com o Black Eyed Peas contou também com a participação de Gracinha Leporace, esposa de Sérgio Mendes.



“Pra você guardei o amor”

É a canção mais fofa que eu já escutei nos últimos tempos. Não é uma parceria inusitada ou diferente, pois se trata de um cantor de peso e com um currículo bárbaro que é Nando Reis e a cantora Ana Cañas, que é da nova geração de cantoras da música nacional, da leva de Céu, Mariana Aydar e por aí vai. É um dueto que eu gostei muito e acredito que Ana Cañas ainda vai dar muito o que falar e vai contribuir muito para a música brasileira.

A voz dela aparece mais no refrão e em poucos versos, cantando junto com Nando Reis. Mas a letra é linda, a melodia é linda, enfim, é tudo lindo! rs



A peça que faltava

Desde que conheci Linkin Park, por causa de um outro amigo que é fã de carteirinha da banda (ele ficou na grade, quase amassado na frente para aproveitar o show deles aqui no Brasil em 2004 ou 2005, se não me engano), comecei a curtir canções da banda como In the End, Faint, Breaking the Habit, além da últimas também, como Leave Out All The Rest e New Divide...são algumas que eu gosto muito. Mas há uma em especial, Numb, que é fantástica. Sempre gostei dela, desde a primeira vez que a escutei na versão gravada em estúdio (fora que o clipe também é muito bom. A banda está dentro de uma igreja e a letra fala sobre exclusão...ah, pra mim foi algo diferente do comum).

E nisso vem o disco, Road Revolution: Live at Milton Keynes, em 2008, segundo disco ao vivo da banda e com um toque do rapper Jay-Z, justamente em Numb, com uma participação especial, que deixou essa canção ainda mais linda que antes - e virou Numb Encore -. O clipe dela fez um enorme sucesso na época e até hoje ainda passa nos canais de música que existem por aí. Parece até que faltava uma peça do quebra-cabeça dessa música, para ela fica perfeita, e Jay-Z era o que faltava. Confere aí o clipe!



Tudo a ver

Um violão, praia e música calma. Até parece que estou falando de Jack Johnson, mas não. Estou falando de Colbie Caillat. E não somente dela, mas também de Jason Mraz, que não é tão de praia, mas adora um violão. E, com uma maré bem baixinha e tranquila, eles juntaram seus estilos, no que resultou em Lucky, outra canção que eu gosto muito e, assim como na parceria de Nando Reis e Ana Cañas, tem uma letra fofa e melodia mais gostosa ainda de ouvir.

Gosto de tudo que tenha violão como destaque entre os instrumentos e ambos têm isso em suas canções. Inclusive, Colbie Caillat lançou recentemente seu novo single, I Never Told You, que eu gostei muito, vale a pena conferir também (não tem tanto o violão, como falei, mas é uma batida calma, aquele pop lento dela). Clique aqui para conferir o clipe da Colbie e abaixo está a canção Lucky.



Minas também!

Tenho um amor incondicional pela banda Skank. Como aqui posso expressar o meu lado, confesso que sempre curti e infelizmente não tive como ir até a gravação do DVD deles no Mineirão, em BH, esse ano. E eles convidaram a cantora Negra Li para uma participação em Ainda Gosto Dela. Bom, a canção é de autoria de Samuel Rosa e Nando Reis, ambos os que escreveram a letra que mais admiro no mundo, chamada Resposta. Então, nem preciso escrever mais a respeito, porque já deu pra perceber que só tenho elogios para essas canções e se resolvesse continuar, esse post não teria fim!



Gostou das canções que citei? Ou tem alguma outra parceria entre músicos em especial que você gosta? Conta aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...