segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um desabafo....

Eu sei que neste blog normalmente eu escrevo sobre música, que é algo que amo de paixão e adoro escrever a respeito. Mas, desta vez, vou usar este espaço para um desabafo. Como muitos devem saber, eu venho de uma pequena cidade, localizada no Sul de Minas Gerais, chamada Serrania. Tão pequena a ponto de, quando criança, a rua ser o melhor lugar para brincar com os amigos, sentar na calçada e ficar conversando e, na adolescência, a praça central ser aquele ponto de encontro para a paquera, risadas, reencontro com os amigos que não via há tempos.



Mas, essa cidade que eu morei por tantos anos e que sempre que consigo vou lá para visitar minha família, já não é mais a mesma. Talvez por falta de investimentos, talvez porque a política esqueceu seu objetivo que é cuidar da cidade, talvez porque a próximo ano seja eleição. Eu não sei o que aconteceu, mas o que eu tenho certeza de que está acontecendo é a onda de VIOLÊNCIA que atingiu a cidade a ponto de muitos terem medo de sair de casa, porque podem ser assaltados a qualquer minuto.

Eu sei que isso existe em qualquer lugar, mas, para quem conhece a cidade, morou lá e pra quem mora lá há anos, deve entender do que estou falando.

Há alguns dias, fiquei sabendo de um assalto ocorrido no correio da cidade. Com direito a tiro e tudo mais. Tanto que um dos tiros atingiu uma casa vizinha ao local. Quando me contaram, a revolta me atingiu de tal maneira que vieram muitas e muitas perguntas a minha cabeça: “Como isso está acontecendo em uma cidade como Serrania?”, “Como a violência pode dominar essa lugar que tanta gente vai para buscar paz e descanso?”, “Isso está crescendo tanto, mas tanto e ninguém vai fazer nada?”, “Falta investimento na segurança?”, “Alguém esqueceu que a segurança é algo importante para o bem-estar da população de uma cidade?”

E esta não foi a primeira vez que fiquei sabendo de assaltos na cidade. Fora que um dos acontecimentos mais chocantes envolveu a morte de um taxista e o caso foi até parar na mídia da região.

Eu achei que, em algum momento, as autoridades responsáveis poderiam tomar alguma providência, investindo na segurança, mas parece que não. Parece que tudo tende a piorar e ninguém mexe um dedo para deixar a população segura.

Eu não sei de verdade como anda a política na cidade, mas acho que o mínimo que deveria ser feito é fazer com que todos ficassem satisfeitos onde vivem e possam caminhar tranquilamente a qualquer hora. Eu moro com São Paulo e convivo com a violência todos os dias, como acredito que exista em muitos lugares. Aqui também ninguém está satisfeito neste quesito também.

Mas quando olho uma cidade do tamanho de Serrania, eu acredito que isso passou a acontecer porque nunca achamos que um dia essa onda atingiria a cidade. Porém, quando isso começou, achei que iriam ser inteligentes e que cortariam o mau pela raiz, mas não o fizeram e agora minha família que mora por lá, meus amigos, na verdade eu fico com medo por eles, fico com medo do que possa acontecer a cada dia.

Não estou aqui para criticar, nem falar mal de ninguém. Mas estou aqui para pedir e até mesmo implorar para que Serrania volte a ser aquela cidade tranquila, aquela cidade que as pessoas possam circular tranquilamente por ela sem medo, sem a angústia de ficar pensando no que vai acontecer. A base de uma boa política não é o investimento em Educação, Saúde e Segurança? Então! É complicado? Nada é perfeito, mas nada é impossível de ser feito, desde que haja dedicação e força de vontade. E quando percebemos que algo é feito, isso nós mostra que podemos ter a esperança de que tudo pode melhorar.

3 comentários:

  1. Excelente postagem Maraia..
    onde está a nossa velha Serrania? sabe, é triste ver a cidade se fazer em ruínas e não poder fazer nada...
    É sério, essa sensação de impotência não é exagero, e ela existe em cada Serraniense de bem que viu a cidade se tornar numa terra sem lei, onde não existe interesse algum a não ser o poder político e a sequência de mais poder... tudo em torno disso, e mais nada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maraisa!!!
    Sempre acompanho seus posts, e não pude deixar passar em branco esse assunto, pois, me criei em Serrania e tinha a maior saudade de lá, sempre que me afastava. Hoje, já não me da mais vontade de retornar, a não ser pela minha família. Eu sempre pensava nas brincadeiras de infância, em volta do coreto, na praça. Onde que, a maior preocupação dos meus pais, fosse que não passássemos para a praça de baixo...rs. Nossa, e hoje, eu que tenho filho e família que mora lá, o meu maior medo é que ele não saia na rua!!!!
    Nossa, não sei o que aconteceu, o que fugiu do controle das autoridades e até da população... Não sei, se foi a entrega desordenada de casas populares, invadindo a cidade de pessoas que nunca tivessemos visto em toda a vida!!! (Já que lá, é muito difícil, pois, numa cidade tão pequena é quase que impossível). Valeu pelo post!!! Mas como aqui em S.P., não sei se há como controlar o que esta acontecendo, pois, acho que já fugiu do controle!
    Abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Tipo... não tem mais oq falar. Vc falou tudo. Muito bom o post.
    Bjos, Marília Bombardi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...