quarta-feira, 10 de março de 2010

Cai na dança, cai...



Estava conversando com um amigo e ele começou a falar muito bem a respeito da cantora Céu. Realmente, revelação da MPB em 2005 e vencedora de dois Grammys, ela praticamente mostrou que a mulherada podia fazer sucesso na música nacional, pois depois dela vieram outras como Roberta Sá, Ana Cañas, entre outras em todo o país. Ainda mais que em março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, esse mês os posts serão somente a respeito de cantoras! Afinal, nós mulheres merecemos algum destaque de vez em quando (ou quase sempre), certo? rs

Por coincidência, na mesma semana, eu li a notícia de que ela foi convidada para fazer parte da produção do disco do pianista e compositor Herbie Hancock (portal Terra 01/03/2010). Considerado um dos mestres do jazz, o músico norte-americano lançará um álbum de estúdio, titulado The Image Project, um projeto de Hancock em homenagem à cantora canadense Joni Mitchell (voltada para o estilo jazz e também folk rock. Dois dos discos de Joni, Clouds (1969) e Blue (1971), entraram para a história do rock. Esse último está na lista dos 500 melhores discos de todos os tempos da revista Rolling Stone).

O disco de Herbie Hancock também contará com a participação da cantora Pink, do guitarrista Jeff Beck, do grupo irlandês The Chieftains e também da citarista indiana Anoushka Shankar, entre outros cantores de diversos países.

Mas o assunto aqui é a cantora paulista, que nasceu em 1980. Suas principais influências vêm do jazz, R&B, afrobeat e até hip hop. Algumas de suas canções têm até um pouco de tango, fora que algumas lembram o estilo jamaicano, muito legais, pelo menos foi o que notei. A cantora se considera MPB, mas, ao mesmo tempo, acredita que é algo que já ficou muito limitado, por conta dos variados estilos musicais em que se inspira para compor e cantar.

Céu lançou dois discos gravados em estúdio e dois EPs. O primeiro trabalho profissional veio em 2005, depois que a cantora passou uma temporada em Nova York e conheceu o produtor e compositor Antonio Pinto, filho do cartunista Ziraldo, e responsável por trilhas de diversos filmes, como Central do Brasil, Cidade de Deus, entre outros. Ele trabalhou com o também produtor e compositor Beto Villares. Ambos ajudaram a cantora a produzir seu primeiro disco, lançado em 2005.

CéU trouxe Malemolência, uma das canções que revelaram a cantora e que esteve presente na trilha sonora da novela Beleza Pura, da rede Globo. Outras duas canções dela, que estão nesse disco, também estiveram em trilhas de novelas globais: Lenda, em Pé na Jaca, e 10 Contados, em Três Irmãs.

Em 2009, lançou Vagarosa, com canções bem no estilo Maria Gadú, digamos assim: calmo, para escutar quando estiver lendo um livro ou não quiser pensar em muita coisa. Nele há a participação do maravilhoso Jorge Aragão, em Vira Lata (assinada por Céu). Cerca de 10 das 13 canções são de autoria da cantora. Algumas sozinhas outras com parcerias. Também há uma regravação de Rosa Menina Rosa, de Jorge Bem Jor. Até o reggae entra entre os estilos desse trabalho, na canção Sonâmbulo, que possui uns sons ambientes de pássaros e afins.

Céu já ganhou dois Grammys Latinos, na categoria Artista Revelação de 2006 e também na categoria Melhor Álbum de World Music Contemporânea, em 2007. No tradicional Video Music Brasil (VMB) da MTV, a cantora recebeu os prêmios de Artista Revelação, em 2007, e MPB, em 2009. Se quiser conhecer algumas de suas canções acesse o seu MySpace!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Adoro esse portais que mexem com cultura, arte e principalmente MÚSICA. Lhe convido a fazer parte da minha rede: www.comunicacaojanainacosta.blogspot.com
    Desde já seja muito bem vinda a genda cultural baiana.
    Beijos, Janaina Costa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...