quarta-feira, 24 de março de 2010

As bolachas estão de volta...

Meu amigo @bomartins me chamou para ir até a Livraria Cultura, que fica no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Chegando lá, uma fila imensa, cheia de gente de todas as idades, principalmente adolescentes, vestido de preto, “à la rock”.

Foi quando dei conta que Pitty, Cachorro Grande, Fernanda Takai e Nação Zumbi estariam lá para uma noite de autógrafos, pois todos lançaram seus discos de vinis que estão voltando a ser comercializados. Que eu sei, Lenine também já lançou seu vinil e, pelo andar, a moda voltará entre cantores de todos os estilos. Visto os que citei acima.

Fernanda Takai chegou despercebida. Passou por todos, fazendo aquele “tchauzinho” bem delicada, o jeito dela! O pessoal do Cachorro Grande, com aquele visual “Beatles” chegaram conversando com todos, parando para tirar fotos e tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro, né? O pessoal do Nação Zumbi também passou conversando com o pessoal que estava por perto, super simpáticos.

Agora...quando a Pitty chegou....minha nossa...achei que ficaria surda de tantos gritos dos teens do seu fã-clube, entre outros que estavam lá, com suas tatuagens em homenagem à cantora e cantando suas músicas. Ela chegou com os outros integrantes da banda e rodeada de seguranças. Muito simpática com os fãs que estavam por perto e tentou atender à todos o máximo que pode.

Eu não cheguei a ficar até o final, porque a fila para os autógrafos estava simplesmente absurda de grande, mas foi divertido o tempo que fiquei lá. Até arrisquei a conversar com algumas teens que estavam perto de mim, mas elas estavam tão concentradas em esperar se a Pitty ou se o baterista da banda passaria por ali pra conseguir tirar uma foto que nem responderam direito o que eu perguntava.

Também não falei com eles, porque era simplesmente impossível. Eu não fui como imprensa, fui apenas para acompanhar meu amigo e ver se conseguia algumas fontes para outra matéria que estou fazendo.

A volta do vinil...

...bem na era dos MP3, MP4, Ipods e afins? Sim, é o que está acontecendo desde 2008. Nessa época, a Revista Rolling Stone lançou uma matéria a respeito da queda de vendas dos CDs e a crescente procura por LPs. A pesquisa, lançada nessa data, foi realizada um ano antes por uma instituição que monitora a indústria fonográfica e revelou que um milhão de LPs foram comprados em 2007 e, em 2006, foram apenas cerca de 850 mil.

E muitos vinis internacionais já foram lançados. Cantores e grupos como Bruce Springsteen, Raconteuers, Cat Power, Portishead e até Amy Winehouse já lançaram discos de vinil.

Os discos dos cantores brasileiros que eu citei acima que foram lançados são: Chiaroscuro, da Pitty, Onde brilham os olhos seus, de Fernanda Takai, Cinema, do Cachorro Grande, e Fome de Tudo, da Nação Zumbi. O pioneiro, que trouxe de volta o vinil para o Brasil, realmente, foi Lenine, em 2008, quando lançou Labiata, e fez um pacote em que os dez mil primeiros compradores levariam, além do CD normal, a bolacha e um pen-drive. Na época, o próprio cantou afirmou que “nada substitui o contato da agulha com aquela ranhura”.

Vamos ver se irá vingar e os LPs voltarão com força total. Só espero que não sejam tão caros quanto os CDs, pois assim, ficará elas por elas e os “downloads” continuarão na vida de muitos. Ainda bem que eu tenho toca-discos em casa!

E você? Acha que os vinis vão voltar com tudo? Ou será somente uma febre que logo passará?

Um comentário:

  1. Adorei o post.você é MARA.
    Bom sobre os discos creio que é apenas um MKT midia pra alavancar ainda mais os nomes das bandas e cantores,pois nos dias de hoje não se encaixa mais esses acessórios.Eu acho interessante pois adoro antiguidades ,acho que vivi muito por essas datas passadas.
    Mas o mundo está em constante evolução e não vejo espaço pra esse sucesso antigo retornar aos palcos.Mas tudo que vem,vai.Podemos quem sabe nos surpeender.
    Bjus
    Adorei

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...